Atividades de Ciências indicada para o 4ª ano.
Objetivos: Compreender a importância e conservação dos alimentos, Conhecer algumas formas de conservar alimentos, Identificar as origens dos alimentos, Reconhecer e valorizar hábitos alimentares saudáveis, Identificar os órgãos do sistema digestório e suas funções.
A atividade se encontra no word no final do texto e pode ser editada de acordo com a turma.


Ciências

1-) Leia o texto com atenção:             

  Alimento para a vida

            Dieta é o conjunto de alimentos que uma pessoa come habitualmente. Para que ela seja saudável, ela deve ser completa e equilibrada. Isto quer dizer que, quando contém todos os nutrientes de que necessitamos, está completa e, quando fornece a quantidade de nutrientes que precisamos, a dieta está equilibrada.
            Para isso devemos manter diariamente uma alimentação variada e rica em nutrientes como frutas, verduras, legumes, cereais, carne, ovos, leite, água e sais minerais.
            Alimentar-se bem não é comer em grande quantidade apenas para matar a fome. Comer bem é preocupar-se com a qualidade e variedade dos alimentos.

Responda:

a-) Por que precisamos comer?

____________________________________________________________________________


b-) Por que o texto diz que a alimentação deve ser completa e equilibrada?

____________________________________________________________________________

c-) Para você, o que significa alimentar-se bem?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


2-) Antes da invenção da geladeira, as pessoas  usavam diferentes processos para preservar os alimentos. Esses processos são utilizados ainda nos dias de hoje, por nós e por grandes industrias alimentícias.
       Quais eram os processos?

____________________________________________________________________________

       Escolha um deles e explique como era feito.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

3-) Qual é a importância dos alimentos industrializados?
      Dê dois exemplos de alimentos industrializados.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

4-) Complete a tabela da origem dos alimentos:


Origem_________________

Origem __________________

Origem _________________


  • Ovos
  • ______________
  • ______________


  • Verduras
  • _________________
  • _________________

  • Água
  • ________________

5-) Camila não gosta de verduras e frutas por isso Marcos está explicando porque devemos comer esses alimentos. Complete o balão com a explicação adequada:

 



                                                      


6-)  Numere na ordem em que acontecem as etapas da digestão:

      (      ) Nessa etapa, o organismo absorve os nutrientes de que necessita de parte da pasta alimentar no intestino delgado.
      (      ) A mastigação é feita pelos dentes e com o auxílio da saliva forma o bolo alimentar.
      (      ) A eliminação dos restos não aproveitados dos alimentos acontece através do ânus.
      (      ) No estômago o bolo alimentar mistura-se a outras substâncias digestivas transformando-se numa pasta líquida.



7-) Dê o nome dos órgãos indicados do sistema digestório:



Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Post A Comment:

0 comments: