O Dia do Sertanejo é comemorado anualmente em 3 de maio. Esta data homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja. O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalharam por todo o Brasil. A musicalidade sertaneja é uma das características mais marcantes desta cultura. Por norma, este ritmo exalta a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país.

Origem da data

A cidade de Aparecida, município brasileiro no interior do estado de São Paulo na Região Sudeste é conhecida pelas suas peregrinações religiosas e desde 1964, recebe caravanas de cantores e violeiros que participavam das celebrações, pelo menos uma vez durante um ano. Acompanhavam uma missa e se reuniam depois para tocar, sempre com suporte da Rádio Aparecida.
Acompanhando esses encontros esporádicos entre músicos, Geraldo Meirelles, comunicador importante na história da música sertaneja, teve a ideia de definir uma data específica para que sertanejos de todos os cantos fossem se encontrar em Aparecida. A intenção era de criar uma tradição.
Geraldo Meireles, considerado o "Marechal da música sertaneja", junto com Tonico e Tinoco, As Galvão e outros artistas do sertanejo raiz, tiveram a ideia de criar um dia em especial para os cantores sertanejos. Os primeiros encontros aconteceram no antigo Cine Aparecida ao lado da Matriz Basílica, anos depois passou acontecer no subsolo do Santuário Nacional. Com a redução do evento que antes chegava ser o dia todo, a direção da emissora que tinha comprado o projeto, achou melhor que acontecesse no atual local de realização do evento. A data "3 de maio" ficou conhecido como o "Dia do Sertanejo" cunhado pela fé e perseverança dos violeiros que todos os anos vinham até a capital mariana do Brasil para agradecer a Nossa Senhora pelo trabalho realizado durante o ano todo. E então foi informada a direção da Rádio Aparecida, que aceitou e incentivou os que tocavam viola, na época era dirigida pelo Padre Ruben Leme Galvão. Geralmente, sendo realizado no Auditório Orlando Gambi, localizado no edifício da Rede Aparecida de Comunicação. 


Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Post A Comment:

0 comments: