A Tabela Periódica Virtual traz uma réplica virtual desta clássica maneira de ordenar os elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. Esta famosa representação foi proposta inicialmente pelo químico russo Dimitri Ivanovitch Mendeleev, substituindo os modelos adotados na época.
A tabela periódica é uma demonstração muito utilizada. Trazendo ao dia a dia, ela costuma ser aplicada aos estudos de Química do ensino médio. Por muitos anos, ela foi utilizada apenas em representações por papel, mas com a popularização dos computadores, não poderia ser diferente o fato de serem criados programas para exibi-la.
A maior vantagem de um modelo em aplicação em relação a um físico está no fato de você poder modificar o que será visualizado durante o uso. Isso pode ajudar durante os estudos, ajudando a fixar dados por meio de destaque.


Utilização
Inicialmente, a tabela é exibida por IUPAC e adotando as cores que são utilizadas meio que como um padrão para destacar os elementos. Você pode modificar para que a visualização seja feita por famílias no botão presente na parte superior direita da interface do programa. Se você tiver curiosidade de saber mais sobre a tabela periódica, pode clicar em “Mais info” para conhecer um pouco da sua história e aprender sobre como ela está organizada.
Cada vez que você clica em um dos itens, aparecem informações sobre ele na parte inferior do aplicativo. Ali, você pode ver as propriedades gerais, físicas ou eletrônicas dos elementos, apenas alterando a visualização com os botões presentes ao lado das informações. Da mesma forma, é possível exibir um relatório completo sobre determinado item, selecionando-o e clicando no botão “Relatório”.

O botão “Nox” mostra uma tabela com os números de oxidação, o que pode ser muito útil para os estudos. A opção “Animar” muda os modos de visualização da tabela periódica, exibindo-a de maneiras diferentes em sequência.
A Tabela Periódica Virtual é um bom aplicativo para os estudos da tabela, especialmente pelas oportunidades trazidas com um modelo exibido a partir de um programa. Uma das características mais interessantes do aplicativo é o fato de você poder visualizar várias propriedades específicas para cada um dos elementos (inclusive com curiosidades como origem do nome e quem fez a descoberta do item).
Os modelos de visualização também são bem destacados e cada um dos tipos adota cores diferentes e forma de exibição com ênfase no que foi solicitado. Um ponto negativo está na animação da tabela. A mudança de um modo de exibição para outro é feita muito rapidamente, fazendo com que fique impossível observar detalhes entre as trocas de modelo.
Ainda assim, se você mudar “manualmente” o tipo de visualização, poderá observar a alteração com toda a calma que precisar. Outra vantagem é que a interface é composta inteiramente por botões representando as funcionalidades disponíveis, sem menus ou opções avançadas.
Programa Portátil: Tabela Periódica Virtual 

Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Post A Comment:

0 comments: