Classificação e Números de Sílabas

  • Latest News

    2 de mai de 2017

    3 de Maio Dia do Pau-Brasil

    O Dia do Pau-Brasil foi criado em dezembro de 1978 com a Lei 6.607, que definiu a espécie como Árvore Nacional e o 3 de maio como sua data comemorativa.
    Símbolo da nossa terra, árvore que batizou o país, o pau-brasil é cada vez mais raro em solo brasileiro. Poucos cidadãos já tiveram o privilégio de ver uma árvore da espécie, porque as regiões onde eram encontradas em grandes quantidades sofreram violento processo de devastação, fazendo com que o pau-brasil fosse incluído na lista das espécies ameaçadas de extinção desde 2004.
    Com o nome científico de Caesalpinia echinata?, o pau-brasil foi decretado a árvore oficial nacional no dia 7 de dezembro de 1978, através da Lei nº 6.607. O pau-brasil está desde 1992 na lista brasileira de árvores com risco de extinção.
    A árvore símbolo do Brasil também possui outros nomes, como: ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.
    O pau-brasil existia em abundância na Mata Atlântica, no entanto, com a intensa exploração dos portugueses e demais colonizadores do Brasil, a árvore começou a ficar cada vez mais escassa. A madeira era utilizada para produção de móveis na Europa, devido a sua alta qualidade.

    O pau-brasil é a única árvore no Brasil protegida por uma lei exclusiva, que considera a exploração e exportação da madeira ilegal.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: 3 de Maio Dia do Pau-Brasil Rating: 5 Reviewed By: Aluno Monitor
    Scroll to Top