Atividades de Ciências, indicada para o 4ª ano e 5ª ano.
Objetivos:Reconhecer a importância dos seres decompositores na natureza, Identificar a posição dos integrantes numa cadeia alimentar, Diferenciar ecossistemas aquáticos e terrestres, Conhecer algumas relações ecológicas.
A atividade encontra-se em word e pode ser editada de acordo com a turma.
Atividades
de Ciências
1)
Observe o esquema e responda às questões:
a) Quem é o produtor?_________________________
b) Quem são os
consumidores?_____________________________________________
c) Como é chamada
a relação alimentar existente entre eles?
______________________________________________________________________
d) A cadeia alimentar
mostrada acima está completa ou falta algum componente? Por quê?___________________________________________________________________
2) Era uma vez
uma lagarta
que só comia plantinhas.
Um dia, a lagarta o passarinho comeu.
Mas veja só que, em outro dia,
o gato foi atrás do passarinho
e comeu-o inteirinho.
Mas o gato também morreu.
Seu corpo na terra apodreceu
E, nessa terra, uma linda plantinha nasceu.
a) O que poema
representa? Justifique a sua resposta:
________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
b) Como são
chamados os seres responsáveis pelos acontecimentos da frase que está grifada?
Qual é importância desses seres para a
natureza?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
3) Qual é a posição ocupada
pelo ser humano na cadeia alimentar: produtor, consumidor ou decompositor?
Por quê?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
4) Associe cada relação de forma correta:
Mutualismo ( M )
Parasitismo ( P )
Comensalismo( C )
Competição ( CO)
Nesse tipo de relação ecológica os dois seres vivos se beneficiam, pois
há uma ajuda mútua. Exemplo: cupim e madeira . ( )
Relação ecológica na qual os organismos competem por recursos do
ambiente, quando não há quantidades suficientes para todos os
organismos.Exemplo: busca de alimentos em uma floresta. ( )
Nessa relação ecológica, um organismo se instala no corpo do outro,
prejudicando-o . Exemplo: O piolho. (
)
Relação ecológica na qual um organismo se beneficia sem prejudicar o
outro. Exemplo: O tubarão e a rêmora. (
)
5) Imagine uma relação
alimentar que comece com o capim, que é
comido por um coelho, que depois é
comido por um lobo. Após um tempo, o lobo morreu e sofreu a ação dos decompositores.
a) Represente essa cadeia
alimentar com as flechas
____________________________________________________________________________
b) Na
cadeia alimentar representada por você, escreva o nome :
Produtor:
__________________________________
Consumidores:
_______________________________________________________
Decompositores:
_____________________________________________________
6) Um ecossistema é um conjunto formado pelos seres vivos e não-vivos
de um determinado lugar.
Pensando na afirmação acima,
faça um desenho que represente cada ecossistema, identificando em cada um os seres vivos e não-vivos
Ecossistema Aquático
|
Ecossistema Terrestre
|
a) Você concorda ou discorda com a frase abaixo? Justifique a sua
resposta:
“ Em todos os ecossistemas, os
seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente onde vivem.”
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Download com adfly: Ciências - Cadeia e Relações
Post A Comment:
0 comments: